DEU CERTO! Mês de Valorização da Paternidade 2014

1 set

Como políticas públicas podem contribuir para a valorização da paternidade? Qual o papel dos serviços de saúde, das universidades, das escolas, dos meios de comunicação e da sociedade como um todo neste processo? Essas foram algumas das questões discutidas ao longo da edição 2014 do Mês de Valorização da Paternidade, comemorado todos os anos em agosto.

Siga a página do Mês de Valorização da Paternidade no Facebook!
Participe postando fotos com a hashtag #paiquecuida.

Envie fotos e um relato de sua experiência em valorização da paternidade para elosdasaude@gmail.com.

Coordenada pelo Comitê Vida, a campanha busca sensibilizar a sociedade para a importância da participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Para isso, iniciativa envolve unidades de saúde, escolas, universidades, complexos esportivos, comunidades e demais parceiros da promoção da saúde da cidade do Rio de Janeiro. O  Comitê Vida é um grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas, sob a coordenação da  Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio).

Participar da amamentação é uma etapa muito importante no cuidado do bebê. Durante o evento, profissionais de saúde trocaram experiências e refletiram sobre como os serviços de saúde podem contribuir para a valorização do pai como cuidador.

Participar da amamentação é uma etapa muito importante no cuidado do bebê. Durante o evento, profissionais de saúde trocaram experiências e refletiram sobre como os serviços de saúde podem contribuir para a valorização do pai como cuidador.

“A participação afetuosa dos pais no cuidado com seus filhos é um processo que contribui para o bem estar de toda a família e da sociedade em geral.  O envolvimento do pai em ações de saúde pode, inclusive, contribuir para a redução de indicadores de mortalidade infantil, materna e de sífilis congênita. Por isso, o Plano Municipal de Saúde do Rio de Janeiro define como uma de suas metas a implantação da iniciativa Unidade de Saúde Parceria do Pai em toda a rede Saúde Presente”, explica a coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS-Rio, Viviane Manso Castello Branco, que também coordena o Comitê Vida.

Este ano, a SMS-Rio promoveu, em parceria com o Instituto Promundo e o Comitê Vida, o VI Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas: Paternidade e Cuidado. Durante dois dias, o evento reuniu profissionais e gestores de saúde, educadores, comunicadores, pesquisadores, estudantes, jovens e adolescentes promotores da saúde para discutir políticas públicas de valorização da paternidade. Também foram abordadas as interfaces entre masculinidades, paternidades e práticas de cuidado e as boas práticas de valorização da paternidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Eduardo Chakora, coordenador nacional da Política de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde: “A meta é que os homens participem cada vez mais do pré-natal, do parto, da amamentação e realizem todos os exames preventivos de rotina, praticando o autocuidado e o cuidado da saúde de suas mulheres e filhos”.

Presente ao evento, o coordenador nacional da Política de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, comentou os avanços na incorporação de políticas públicas para a valorização da paternidade pelo SUS. “A meta é que os homens participem cada vez mais do pré-natal, do parto, da amamentação e realizem todos os exames preventivos de rotina, praticando o autocuidado e o cuidado da saúde de suas mulheres e filhos”, aponta. Veja a cobertura completa do VI Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas: Paternidade e Cuidado.

Preparativos: Café com Ideias sobre Valorização da Paternidade

Café com Ideias: Valorização da PaternidadePara sensibilizar profissionais da Saúde, Educação e Comunicação para a participação do Mês de Valorização da Paternidade, a Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS-Rio promoveu, em julho, uma edição especial do Café com Ideias sobre Valorização da Paternidade.

“O Café com Ideias é um processo de conversação simples e poderoso, que valoriza os diferentes saberes, vivências e pontos de vista, proporcionando um diálogo colaborativo. A atividade acessa a inteligência coletiva e cria possibilidades inovadoras de ação. Daí a escolha dessa metodologia como ponto de partida para um toró de palpites sobre o Mês de Valorização da Paternidade” explica Viviane.

A dinâmica é simples: os convidados se organizam em pequenos grupos de discussão e, em seguida, o troca-troca de participantes entre os grupos faz as ideias circularem, gerando novas propostas e reflexões. Nesta edição do Café com Ideias sobre Valorização da Paternidade, foram levantadas questões como a implantação e o aprimoramento do pré-natal masculino, a garantia da liberação do pai trabalhador para participar dessas consultas, a licença paternidade, a paternidade na juventude e na adolescência e o envolvimento de escolas, universidades e meios de comunicação na reflexão sobre novas percepções da paternidade. Confira a cobertura completa do Café com Ideias sobre Valorização da Paternidade.

Atividades nas unidades de saúde

O Mês de Valorização da Paternidade foi intenso nos Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família da cidade do Rio de Janeiro. Confira alguns destaques desta mobilização! Participe desta mobilização! Envie fotos e um relato de sua experiência em valorização da paternidade para elosdasaude@gmail.com.

futsal cap 21TORNEIO DE FUTSAL PELA VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
Promovido pela CAP 2.1 em parceria com o Programa Academia Carioca, o 3º Torneio de Futsal pela Valorização da Paternidade reuniu profissionais de saúde da região e pais que frequentam as unidades da 2.1. Além de promover a atividade física, a proposta é levar os homens para as unidades de saúde, aproximá-los dos profissionais de saúde e fortalecer os vínculos familiares – uma vez que os filhos participam do torneio, concorrendo ao prêmio de melhor torcida.

postal da saúde: paternidadeVALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE EM MARECHAL HERMES
Na Clínica da Família Dante Romário Jr., em Marechal Hermes, a valorização da paternidade foi abordada por diversas equipes da unidade de saúde. A equipe Belize promove ação no território, interagindo com moradores da comunidade. A equipe Canaã promoveu debates no grupo de hipertensão arterial. E as equipes Mario Mota e Mario Hermes levaram o tema ao seus grupos de gestantes.

Mês de Valorização da PaternidadeATIVIDADES EDUCATIVAS EM GUADALUPE
O Centro Municipal de Saúde Augusto do Amaral Peixoto, em Guadalupe, promoveu a Semana de Valorização da Paternidade. Profissionais da Enfermagem, da Pediatria e do Serviço Social desenvolveram atividades educativas na sala de espera da unidade de saúde e conversaram com os usuários sobre o papel do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos.

mês de valorização da paternidadeACOLHIMENTO MÃE-PAI-BEBÊ NA ILHA DO GOVERNADOR
O Centro Municipal de Saúde Necker Pinto, na Ilha do Governador, intensificou as ações de acolhimento mãe-pai-bebê, realizadas como rotina na unidade de saúde. A proposta é envolver o pai no cuidado de seu filho desde a gestação, o que é fundamental para fortalecer vínculos familiares. O grupo, que se encontra durante todo o ano, reúne mensalmente gestantes no sétimo mês de gravidez e seus parceiros. Para participar basta procurar a recepção da unidade de saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s