AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 20 a 26 de setembro

19 set

SemanaNacionalTransito2014SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
A proteção e a prioridade ao pedestre é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2014, promovida de 18 a 25 de setembro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O evento busca conscientizar e mobilizar a sociedade em torno de iniciativas e propostas para a mobilidade urbana segura e sustentável, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores. O tema escolhido – a segurança dos pedestres – faz alusão ao Código de Trânsito Brasileiro, que determina que “em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”. Participe! Ajude a garantir a segurança dos pedestres em seu bairro e em sua cidade!

bicirio 2014DIA MUNDIAL SEM CARRO
Vc já pensou em como podemos construir uma cidade mais saudável e mais segura, com menos automóveis e mobilidade urbana mais inteligente? Essa é a proposta do Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2014, que este ano chega à sua quarta edição. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o evento será realizado de 21 a 23 de setembro para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro. O biciRio vai testar na prática a mobilidade por bicicleta em Copacabana – bairro que concentra o maior número de viagens de bicicleta por dia em todo o Brasil. O foco das ações e debates estará no desafio da mobilidade urbana e da consolidação da Política de Incentivo ao Uso de Bicicletas nas Cidades. Confira a programação completa do biciRio 2014 e saiba como participar!

EdpopSUSEDUCAÇÃO POPULAR NO SUS
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. A máxima de Paulo Freire é a inspiração do Programa de Qualificação de Educação Popular em Saúde do Rio de Janeiro (EdpopSUS-RJ), que entre novembro de 2013 a agosto de 2014 formou 96 turmas, compostas por profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde, e, também, conselheiros de saúde e lideranças que atuam no fortalecimento das políticas de Promoção da Equidade e de Educação Popular em Saúde. Nesta quarta-feira, 24 de setembro, a iniciativa promove a 1ª Mostra Estadual de Resultados do EdpopSUS-RJ, para apresentação de resultados e avaliação coletiva da iniciativa. O encontro será realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fiocruz, de 9h às 13h, e é aberto a todos os interessados.

yogaYOGA NA ROCINHA
Às terças, quartas e quintas-feiras, a Biblioteca Parque da Rocinha recebe o projeto Yoga na Laje. Criado em 2012, o programa tem por objetivo levar a prática do yoga às comunidades pacificadas da cidade. Na terça, as aulas acontecem em dois horários, às 10h e às 18h. Na quarta e na quinta, acontecem apenas no turno da noite.  A atividade é gratuita. A Biblioteca Parque da Rocinha fica na Estrada da Gávea, nº 454. Acompanhe a página no projeto Yoga na Laje no Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s