CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA A AIDS EM RIO DAS PEDRAS CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DO RAP DA SAÚDE DA CAP 4.0

30 nov

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual lançaram nesta sexta-feira, 27 de novembro, a 4ª Campanha Carioca de Prevenção – Teste, trate, viva melhor. A partir de sábado, 28, até o dia 5 de dezembro, as unidades de saúde estarão mobilizadas para reforçar as ações de conscientização e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, com reforço na oferta de testes para detecção de AIDS e sífilis.

Imagem 1229

Jovens do RAP da Saúde distribuem material educativo

Essa iniciativa faz parte da estratégia de prevenção do município, que consiste em duas etapas importantes: em dezembro é realizada a campanha de reforço das testagens em todo o município. Já em fevereiro, durante os dias de carnaval, são distribuídos materiais informativos e preservativos em diversos pontos da cidade. A ideia é chegar a toda a população do Rio de Janeiro, porém com foco maior em uma parcela específica: segundo dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, há dez anos os jovens de 13 a 19 anos são o segmento populacional mais infectado pelo vírus HIV.

RAP da Saúde e Profissionais da CAP 4.0

RAP da Saúde e Profissionais da CAP 4.0

Destaque para a os adolescentes do RAP da Saúde da 4.0, que participaram do evento de lançamento da Campanha na Praça do Pinheiro, em Rio das Pedras; através da Clínica da Família Otto Alves de Carvalho. O dia 28 de novembro foi marcado pela distribuição de material educativo, tendo como base um estande montado no local da atividade, e conscientização da população,  alertando para a importância da Campanha de Prevenção Contra o HIV.

RAP da Saúde da 4.0 junto ao Banner do grupo

RAP da Saúde da 4.0 junto ao Banner do grupo

Além da campanha, durante todo o ano, o teste para detecção do HIV/AIDS, sífilis e hepatite pode ser feito em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Em caso de resultado positivo, uma equipe de saúde estará preparada para orientar sobre o tratamento e tirar dúvidas. Outra temática trabalhada durante o evento supracitado foi A violência Contra a Mulher; visto que a localidade registra os maiores índices desse tipo de agressão.

Veja a reportagem sobre a Campanha Carioca de Prevenção contra a AIDS na íntegra em http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=5760330

Equipe Elos da Saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s