“PORQUE EU ACREDITO E VOU ACREDITAR SEMPRE!” – ELEN BARRETO, COORDENADORA DE POLÍTICAS E AÇÕES INTERSETORIAIS, É ORGULHO SUS

18 mar

Quando eu era pequena e me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, eu sempre respondia: “O que eu vou ser eu não sei, mas não vou estudar nada na área da saúde. Não vou fazer medicina, odontologia, nutrição…. nada disso”.

Depois de vários caminhos trilhados, de fato não me formei em nenhuma desta profissões. Formei-me em Economia e depois fiz mestrado em Administração Pública. Por conta dele, acabei ingressando na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, para trabalhar na Secretaria Municipal da Casa Civil, na área de gestão.

Mas como a vida é uma caixinha de surpresas e por mais que você queira ter as rédeas de tudo em suas mãos isso é praticamente impossível, ao buscar um novo desafio fui convidada para assumir um cargo na Secretaria Municipal de Saúde.

Trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde me dá a oportunidade de, diariamente, entender e conviver com o Sistema Único de Saúde (SUS) por dentro e, mais do que nunca, ter a clareza de sua importância e orgulho de saber que meu trabalho contribui para melhorá-lo a cada dia.

Muitas vezes sou vista pelas pessoas mais próximas como uma “iludida”, “Polyana”, “romântica”, que “veste a camisa e que não vê os problemas do Sistema”. Mas eu não me vejo assim (e sei que não sou assim!).

Na minha opinião, a diferença entre mim e a maioria destas pessoas é que, embora eu saiba que há MUITA coisa para melhorar, que temos MUITO trabalho a fazer para evoluir e prestar um serviço eficiente e de qualidade, eu reconheço nossos pequenos ganhos.

Eu não sou iludida para achar que problemas tão sérios e de tão longo prazo se resolvam do dia para a noite. Eu não sou iludida para acreditar que novas formas de atuação serão aceitas e agradarão todo mundo e, mais do que isso, que não serão necessários ajustes, correção de rota. Eu não sou iludida para acreditar que problemas tão complexos, que envolvem e dependem da atuação de seres humanos com suas inúmeras idiossincrasias são de simples solução.

No entanto, eu acredito, sim, que termos trabalhado para ampliar a atenção primária foi um ganho. Eu acredito que termos acabado com horário de visita em alguns hospitais foi um golaço. Eu acredito que ver o paciente recebendo uma mensagem no seu celular com o dia e hora da sua consulta é para celebrar. Eu acredito que ver nossos jovens do RAP da Saúde e nossas meninas do Projeto Damas conquistando sua cidadania é para ficar super orgulhoso. E eu fico!!!

Enfim, eu acredito que acordar de manhã e trabalhar fazendo o meu melhor para que o SUS seja um orgulho para todo cidadão brasileiro é para bater palma! E saber que como eu, outras pessoas compartilham este mesmo desejo e trabalham para que o nosso usuário seja atendido de maneira eficiente, a despeito de todas as dificuldades e falhas do sistema, é de tirar o chapéu!

Isso sempre funciona? Claro que não! Somos todos seres humanos e uns diferentes dos outros. O sistema ainda tem muito o que melhorar e as pessoas lidam com ele de acordo com suas crenças e vivências.

Mas, mesmo assim, no fim do dia eu acredito que estamos evoluindo. Eu acredito que ter um Sistema Único de Saúde, que na sua essência e concepção, não seleciona por raça, gênero ou classe social é (ou deveria ser!) um orgulho para todo e qualquer brasileiro. E, para mim, que faço parte dele, mais ainda.

Eu acordo e vou dormir e meu desejo é que possamos trabalhar e defender o SUS de onde quer que estejamos. Que possamos olhar para o horizonte e vislumbrar a esperança de dias mais solidários, de seres humanos mais comprometidos, de pessoas que pensem menos no “eu” e um pouco mais no “nós”.

Meu compromisso com o SUS é trabalhar, de onde quer que eu esteja, para que ele seja cada vez mais inclusivo, eficiente, promotor de saúde, e que seja motivo de orgulho para o povo brasileiro!

#orgulhosus #smsrio #prefeituradoriodejaneiro #promoçãodasaúde

ELEN BARRETO – COORDENADORA DE POLÍTICA E AÇÕES INTERSETORIAIS (SMS/SPS/CPAI)

Deixe um comentário

