NÓS ACREDITAMOS NO SUS E NA RAPAZIADA

20 mar

#orgulhosus

A criação do Sistema Único de Saúde, o SUS, representou o estabelecimento da maior política pública de inclusão social do Brasil.

Uma das doutrinas mais importantes do nosso sistema é a universalidade: todos somos cidadãos e temos direitos que devem ser garantidos pelo Estado. A equidade é o princípio que busca equilibrar as desigualdades dentro de nossa sociedade: o que significa entender que as pessoas não são iguais e que, por isso, têm necessidades diferenciadas. A integralidade trouxe um novo olhar sobre a saúde. Saúde não representa apenas a ausência da doença mas uma série de determinantes que compõe essa equação: desde hábitos e condições de moradia, passando por condições sócio-econômicas-culturais, como renda e escolaridade, até o acesso aos serviços propriamente ditos.

A beleza destes princípios se realiza através do mais significativo aspecto do SUS, que é a participação popular em sua construção, desenvolvimento e aplicação. Em outras palavras, a sociedade como um todo é agente dessa história. Todos nós somos o SUS, todos nós fazemos o SUS.

Daí o papel decisivo da juventude e suas formas de (re)interpretar, (re)comunicar e (re)construir o mundo.

Entendendo as especificidades e a potência desse segmento no conjunto da sociedade a SMS/RJ desenvolve o programa RAP da saúde, que estabelece, dentro das unidades de saúde do município, um espaço permanente de aprendizado e troca onde o jovem é agente efetivo do próprio desenvolvimento, tratando dos temas que afetam a sua saúde e pensando em soluções inovadoras e intersetoriais para os problemas de seus territórios e suas comunidades.

A Equipe Técnica do RAP da Saúde/SMS RJ tem orgulho SUS. Como usuários usufruímos destes avanços indiscutíveis e como colaboradores nos orgulhamos deste sistema que respeita e valoriza a rapaziada. Estes jovens, agentes de promoção da saúde, detêm as habilidades para construir um mundo mais sustentável, com desenvolvimento econômico e equidade social. Como cantou Gonzaguinha “Eu vou no bloco dessa mocidade, que não tá na saudade e constrói a manhã desejada”. #orgulhosus #rapdasaude

Equipe RAP da Saúde – Patricia Mondarto, Cristina Alvim, Márcio Baptista e Marcus Vinícius da Silva Santos.

Superintendência de Promoção da Saúde
Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s