“VOCÊ NÃO PRECISA SER NEGRO PARA LUTAR CONTRA O RACISMO”: RAP DA SAÚDE PARTICIPA DA OFICINA SOBRE DIVERSIDADE E RACISMO

30 mar
Roda de conversa do RAP da Saúde e Profissionais

Roda de conversa do RAP da Saúde e profissionais

Os objetivos dessa atividade, foram a troca de experiências e opiniões no que tange o tema Racismo e Diversidade; o combate a estereótipos; a discriminação vivida; e a valorização das diversidades.

Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelas pessoas. Pode acontecer em forma de piadas, xingamentos, ou simplesmente evitar o contato físico com a pessoa. A verdade é que nenhum lugar está protegido do racismo.

“O número de mortes de jovens negros no Brasil é maior do que em regiões em guerra”. Isso é o que diz o secretário especial de políticas de promoção da igualdade racial da Presidência, Ronaldo Barros. O preconceito racial é algo que já é concebido e estigmatizado. Ele está na construção mental do brasileiro. As pessoas operam o racismo antes de qualquer reflexão. Segundo ele, o pensamento racista é irracional e funciona como uma compulsão. Isso faz com que, algumas pessoas, sempre associem o negro a coisas negativas e cria a vontade de que eles sejam excluídos da sociedade. Dá mesma forma como acontece com o gay e o morador da Comunidade.

Nesse sentido, percebemos o quão importante é promovermos uma Oficina que aborde o tema Identidade Étnico-Racial; importância essa que percebemos ao ouvirmos diversos relatos dos próprios integrantes do RAP da Saúde que já sofreram algum tipo de discriminação, ou conhecem alguém que já passou por essa situação.

Isso mostra que o estímulo a reflexão e a troca de experiências acerca do assunto racismo e diversidade ajuda a desconstruir idéias equivocadas que esses jovens venham a ter sobre si mesmo e o outro; trazendo a tona que devemos fortalecer essa Identidade Étnico-Racial e respeitar as diversidades.

Equipe RAP da Saúde

Equipe Elos da Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s