Semana Mundial do Aleitamento Materno – Um ato de amor sem hora e nem lugar!

2 ago

Toda primeira semana de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno desde 1992. É importante saber que o ato de amamentar é fundamental e o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida. Você sabia que mesmo água não é necessário para o neném até essa idade? Outros alimentos devem  ser apresentados à criança depois dos seis meses, mas sempre acompanhado por um profissional de saúde.

Ação Semana Mundial da Amamentação

Mamaço 2016 ! Semana Mundial da Amamentação CAP 5.1

O ideal é que a amamentação vá até os dois anos ou quando a mulher não produzir mais leite, sabendo que ainda assim é importante o apoio da rede da mãe: o pai da criança, a família e a unidade de saúde. Pois, quanto mais estímulo a mamãe receber, por mais tempo ela será capaz de produzir leite.

Profissional orientando incentivando mãe a amamentar CF Cazuza CAP 5.2

Profissional orientando e incentivando mãe a amamentar CF Cazuza CAP 5.2

No ano passado foi aprovada uma lei que multa estabelecimentos que proíbam as mães de amamentarem seus filhos, mesmo que ofereçam espaço exclusivo para isso (porque na verdade deve ser em qualquer lugar). Mas essa não é a única! No mesmo mês, foi aprovada uma lei que permite aos bebês serem amamentados em qualquer lugar da cidade do Rio.

A Secretaria Municipal de Saúde promove diversas atividades para marcar a semana nas unidades de saúde. Os eventos têm o objetivo de chamar atenção sobre a importância da amamentação na saúde da mãe e do bebê. O período também reitera a importância da doação para os bancos de leite humano.

A semana começou com um grande mamaço olímpico, um ato simbólico que reuniu mulheres amamentando seus filhos simultaneamente, reforçando a importância do leite materno para o desenvolvimento infantil; e teve como um dos principais objetivos combater o preconceito em relação a amamentação em público. A ação aconteceu domingo, dia 31, às 9h, na Praça Mauá, no Centro do Rio e o tema deste ano é “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”. A programação é marcada também por várias atividades nas unidades de saúde de todas as regiões da cidade, com atividades teatrais, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e palestras, além de salas de espera e encontros sobre aleitamento. Confira a programação completa  no site www.rio.rj.gov.br/web/sms.

As unidades CMS Athayde José da Fonseca, CMS Catiri e Clínica da Família Rosino Baccarini deram início ontem, dia 01/08, no Polo Cultural e Comercial do Jardim Bangu, as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) das 3 unidades. Foram feitas palestras sobre aleitamento e doação de leite materno, ginástica para as gestantes e mães com bebês com a professora das 3 unidades Michelle Henud, paródia sobre amamentação com a equipe do RAP da Saúde do CMS Athayde, sorteio de brindes, brincadeiras, doação de leite materno, mesa de café da manhã e muito mais…

RAP da Saúde CAP 5.1 Athayde José da Fonseca

RAP da Saúde CAP 5.1 CMS Athayde José da Fonseca

A Secretaria Municipal de Saúde conta com onze postos de recebimento de leite humano (Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, Maternidade do Hospital Municipal Albert Schweitzer, Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, CF Santa Marta, CF Aloysio Augusto Novis, CF Augusto Boal, CMS Hélio Smith, CMS Sylvio Brauner, CMS Flávio Couto, CF Ana Maria da Conceição dos Santos Correa (IPASE) e CF Antônio Gonçalves), além de seis bancos de leite, nas maternidades Fernando Magalhães, Carmela Dutra, Herculano Pinheiro, Leila Diniz, Alexander Fleming e Rocha Faria.

RAP da Saúde CAP 5.1 CMS Athayde José da Fonseca

RAP da Saúde CAP 5.1 CMS Athayde José da Fonseca

O encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno será na Segunda Caminhada do Aleitamento Materno, em Vigário Geral. A concentração será às 8h, no Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah, no Jardim América, e nas clínicas da família Iraci Lopes, em Vigário Geral, e Joãosinho Trinta, na Praça José da Matta. A caminhada partirá das unidades de saúde para a Rua Isidro Rocha, na Praça 2, em Vigário Geral. No local, estão previstas diversas ações, como apresentações de teatro, atividades com o Programa Academia Carioca e palestras sobre amamentação, além da divulgação do Posto de Recebimento de Leite Humano das unidades.

 

Equipe Elos da Saúde

Anúncios

Uma resposta to “Semana Mundial do Aleitamento Materno – Um ato de amor sem hora e nem lugar!”

  1. cristina boaretto 08/08/2016 às 14:16 #

    Excelente matéria sobre uma ação de saúde tão importante para nossas mães e bebes. Nossa contribuição da rede SUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s