GENTILEZA NO NAMORO

NAMORO: QUEM AMA CUIDA… E É GENTIL!


Junho é o mês dos namorados e também o
Mês da Gentileza no Namoro!
Mas, afinal, o que é ser gentil ou praticar a gentileza?

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a gentileza é “ação nobre, distinta ou amável” ou sinônimo para “amabilidade, delicadeza”. Para entender melhor o que isso significa, podemos recorrer também ao Profeta Gentileza, que na década de 1980 espalhou a emblemática frase “gentileza gera gentileza” pelos viadutos da cidade do Rio de Janeiro. Para o poeta, simplesmente ser gentil seria o melhor ato de gentileza, amabilidade ou delicadeza, incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.

Portanto, a prática de ser gentil em nosso dia a dia, pode, sim, ajudar a transformar a sociedade e promover a saúde e uma cultura de paz. Este é o mote do Mês da Gentileza no Namoro, campanha realizada anualmente, no mês de junho, pela Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

O laço verde é o símbolo da Gentileza no Namoro. Compartilhe essa ideia!

O laço verde é o símbolo da Gentileza no Namoro. Compartilhe essa ideia!

A proposta é que a promoção da gentileza no namoro contribua para a redução da violência nos relacionamentos. Assim, a campanha é uma é oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade nas relações amorosas e contribuir com a prevenção das diversas formas de violência íntima.

“A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como a baixa autoestima, depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema. Por isso, a ideia é promover reflexões e ações sobre a importância do cuidado e da gentileza para a construção de relações pessoais mais saudáveis”, explica a idealizadora da campanha, Viviane Manso Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Durante o Mês da Gentileza no Namoro, diversas unidades de saúde e outros espaços de promoção da saúde realizam atividades para fomentar a reflexão e o debate sobre o tema. A ideia é promover reflexões e ações sobre a importância do cuidado para a construção de relações pessoais mais saudáveis.

E você, como você pratica a gentileza em seu namoro?
Afinal, dar e receber gentilezas é uma delícia!
Confira sugestões para o Mês da Gentileza no Namoro!

Contamos com a criatividade de todos os interessados na promoção da saúde para desenvolver atividades que abordem questões relacionadas ao namoro saudável e ajudem a difundir informações e promover reflexões sobre o tema.

Saiba mais:
— Acompanhe a página Gentileza no Namoro no Facebook
— Acesse a biblioteca sobre namoro saudável
— Confira a videoteca sobre namoro saudável

 

 

Anúncios

3 Respostas to “GENTILEZA NO NAMORO”

Trackbacks/Pingbacks

  1. MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO 2012 « Elos da Saúde - 06/06/2012

    […] NAMORO SAUDÁVEL […]

  2. AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 09 a 15 de junho « Elos da Saúde - 08/06/2012

    […] NAMORO SAUDÁVEL […]

  3. ELOS DA SAÚDE: Retrospectiva 2012 « Elos da Saúde - 28/12/2012

    […] NAMORO SAUDÁVEL […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s