RIO DE JANEIRO: PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO

2 jul

Rio de Janeiro: Patrimônio Mundial da Unesco | Foto: Riotur

O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a receber da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. O reconhecimento contempla o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara, além do morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo. O anúncio aconteceu neste domingo, 1º de julho, durante a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (36ª WHC), realizada em São Petersburgo, na Rússia.

Incorporado pela Unesco em 1992, o conceito de paisagem cultural já contemplava áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais,  jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O reconhecimento do Rio de Janeiro representa uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a receber da Unesco o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural | Foto: Riotur

A candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural foi submetida à Unesco em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Fundação Roberto Marinho e a Associação de Empreendedores Amigos da Unesco.

O reconhecimento contempla o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara, além do morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

Além da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro, o Brasil abriga 18 bens culturais e naturais, dentre os 911 reconhecidos pela Unesco. No primeiro grupo estão o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980); o Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982); as Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul (1983); o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas (1985); o Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985); o Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal (1987); o Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997); o Centro Histórico de Diamantina, Minas (1999); o Centro Histórico de Goiás, Goiás (2001); e a Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe (2010).

Entre os bens naturais brasileiros estão o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986); a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo (1997); o Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (1998); a Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999); o Parque Nacional do Jaú, Amazonas (2000); o Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); as Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás (2001); e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (2001).

Veja mais fotos do Rio de Janeiro no Flickr da Riotur

Deixe um comentário