AMAMENTA PAVUNA

30 ago

O ato de amamentar envolve toda a família e o leite materno é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida. Ficou surpreso com as informações, ou você já sabia?

Pois, então. Foi isso e muito mais que a Clínica da Família Epitácio Soares Reis, certificada como Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), apresentou na atividade “Amamenta Pavuna”, em comemoração à Semana do Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1 e 7 de agosto.

amamenta pavuna 3

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, pois nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras e substâncias necessários nessa fase da vida.

Ainda para a OMS, o recomendado é que a amamentação vá até os dois anos ou até quando a mulher não produzir mais leite, sabendo que, nesse caso, o apoio da rede da mãe (o pai da criança, a família e a unidade de saúde) são fundamentais, pois quanto mais estímulo a mamãe receber, por mais tempo ela será capaz de produzir leite.

Para abrir os trabalhos no evento “Amamenta Pavuna”, que abordou o tema de forma lúdica e criativa, Residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, adolescentes do RAP da Saúde da CAP 3.3 e de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) fizeram a apresentação de uma paródia musical sobre aleitamento materno.

amamenta pavuna 1

Na Tenda da Amamentação, jovens do RAP da Saúde divulgaram para as famílias informações sobre os custos desnecessários relacionados à alimentação artificial, uma vez que o leite materno é um alimento completo.

Além de mostrar os benefícios da amamentação e do leite materno, a Tenda ofereceu aos homens a oportunidade de sentirem na pele a sensação de estarem grávidos e de amamentar, por meio de atividades lúdicas.

A Atenção Básica apoia essa iniciativa e incentiva o aleitamento materno, focando na família como um todo, sobretudo na valorização da paternidade, acentuando quão importante é a participação de toda uma rede nos primeiros anos de vida do bebê. O papel desempenhado pelo RAP da Saúde é fundamental nesse sentido, tendo em vista o alto número de pais e mães adolescentes e jovens que necessitam desse tipo de orientação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s