Valorização da paternidade é ouro

31 ago

paternidade

Agosto de 2016 foi o mês das Olimpíadas. Mas é também o mês do Dia dos Pais e comemorado o Mês de Valorização da Paternidade, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e os profissionais de saúde para a importância da função paterna na criação da criança e para os cuidados e prevenções relativos à saúde do homem.

Em clima de vitória olímpica, a campanha deste ano ganhou medalha de ouro, envolvendo profissionais de saúde e usuários da rede da Atenção Primária em diversas ações. Foram debates, rodas de conversa, exibição de vídeos educativos, espaços de diálogo e muito mais.

Veja algumas ações realizadas e se inspire para o próximo ano:

CAP 2.2 – Grande Tijuca

CMS PROFESSOR JULIO BARBOSA – salas de espera no turno da manhã e da tarde com debates afim de reforçar as orientações durante as visitas domiciliares dos agentes de saúde. A unidade intensificou as ações de saúde junto aos homens e estimulou o pré-natal “paterno”, convidando os pais a estarem presentes durante as consultas de pré-natal.

CF RECANTO DO TROVADOR – salas de espera e sorteio da foto da campanha articulada pela unidade: “Não Basta ser pai, tem que participar.”

CMS NICOLA ALBANO – atividades teatrais para divulgação da importância da paternidade, parabenizando os homens que são pais presentes.

CMS CASA BRANCA – grupo de puericultura (conjunto de noções e técnicas voltadas para o cuidado médico, higiênico, nutricional, psicológico de crianças pequenas) com a presença dos pais, convidados pela equipe para discutir a temática da importância da participação do companheiro em todos os momentos, durante o pré natal, nascimento e crescimento dos filhos.

CMS CARLOS FIGUEIREDO FILHO – entrega de “certificados” para os pais que estiverem acompanhando o pré natal de suas esposas.

CF PEDRO ERNESTO, CMS MARIA AUGUSTA ESTRELLA, CMS HELIO PELLEGRINO e CMS HEITOR BELTRÃO – salas de espera sobre paternidade, com exibição de vídeos educativos.

CAP 5.2 – Campo Grande

CF JOSÉ DE PAULA LOPES PONTES – evento sobre a importância do aleitamento Materno com as gestantes e a importância do companheiro neste momento.

CMS MANOEL DE ABREU – café da manhã com gestantes e pais, com apresentação de vídeo, avaliação bucal, orientação sobre alimentação saudável e atividade física e entrega de material educativo.

CF AGENOR DE MIRANDA ARAÚJO – grupo de gestantes e nutrizes, com palestra de uma nutricionista, bazar com roupas de bebê, sorteio de brindes, bolo de fraldas e orientação de saúde bucal. Os pais poderão participar das mesmas atividades e receberão diplomas pelo dia dos pais.

CF DALMIR DE ABREU SALGADO – abordagem do tema paternidade nas falas do acolhimento pelos agentes de saúde.

CMS MARIO RODRIGUES CID – oficina com gestantes e suas famílias, a fim de preparar mamães e papais para os cuidados com o bebê.

CF DAVID CAPISTRANO FILHO – orientação em um grupo de gestantes com a participação dos pais, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre a importância do cuidado dos homens com as crianças pequenas e suas implicações na família, além de fortalecer a rede de apoio à pauta da ampliação da licença paternidade, promover o intercâmbio de experiências sobre ser pai e identificar vivências conhecimentos, comportamentos e sentimentos paternos no processo da amamentação.

CMS EDGARD MAGALHÃES GOMES – “Hora do Mamaço”, onde serão abordados todos os benefícios da amamentação e a importância da participação paterna no cuidado, crescimento e desenvolvimento do bebê.

CF HANS JURGEN FERNANDO DOHMANN – palestra para os pais e gestantes sobre a Paternidade e Amamentação, ministrada pelas enfermeiras da unidade.

CF ANTONIO GONÇALVES VILLA SOBRINHO – grupo de tabagismo com foco nos pais que fumam e as consequências para os filhos; grupo de puericultura focado na importância do pai como incentivador e apoiador na evolução e desenvolvimento infantil e grupo de saúde bucal, focado na orientação aos pais. Salas de espera com temática sobre a saúde do homem.

CMS VILA DO CÉU – encontro de pais, gestantes e puérperas em encontro com troca de experiências sobre “Na modalidade Aleitamento Materno somos Medalha de Ouro”

CF LECY RANQUINE – atividade com gestantes, puérperas e pais com o tema da valorização da paternidade e amamentação, além de apresentação produzida pelos funcionários demonstrando o cotidiano dos pais no cuidado do bebê.

CMS RAUL BARROSO – lanche com pais e gestantes, além da promoção das Salas de Espera para os pacientes e ações na Academia Carioca, com orientações sobre Amamentação e Valorização da Paternidade.

CMS WOODROW PIMENTEL PANTOJA – atividades lúdicas com orientações sobre a importância do aleitamento materno e da presença paterna no período puerperal, fortalecendo a presença dos pais nas consultas de pré-natal. Roda de conversa com grupo de gestantes e equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde (odonto, nutricionista, enfermeiro e técnicos em enfermagem).

CMS PEDRO NAVA – orientações sobra importância da presença do pai nas consultas de pré-natal, acolhimento, puericultura. Uso da sala de vacinação para o estímulo da presença paterna na saúde do bebê.

CMS OSWALDO VILLELA – evento de valorização da paternidade e semana da amamentação, utilizando sala de espera com vídeos, café da manhã, dinâmicas, alongamento e distribuição de folder educativo.

CF EVERTON DE SOUZA SANTOS – planejamento familiar com abordagem da valorização da paternidade. Sala de espera abordando o assunto da paternidade no acolhimento da unidade.

CMS ADÃO PEREIRA NUNES – evento educativo sobre amamentação e palestras voltadas para os homens sobre paternidade no Centro de Cultura e Ideias.paternidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s