DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

29 nov
Esta quinta-feira, 1º de dezembro, é Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Em todo o país, atividades de promoção da saúde e prevenção da doença chamam atenção para a importância de usar o preservativo em todas as relações sexuais, aderir corretamente ao tratamento e não dar espaço para o preconceito. O Rio de Janeiro adere à Campanha do Laço Vermelho e espalhará símbolo da luta contra a Aids por toda a cidade.

Baixe e compartilhe o laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids:

O laço vermelho foi escolhido como símbolo da luta contra a Aids em 1991, em Nova York, como forma de homenagear os mortos pela doença e conscientizar sobre a seriedade da epidemia.

No Rio de Janeiro, o RAP da Saúde promove atividades sobre o tema em diversas comunidades, com a distribuição de material informativo, laços vermelhos e preservativos.  Na Rocinha, a mobilização acontece a partir de quarta-feira, dia 30, na Tenda de Prevenção da Aids, que será montada a partir das 13h na Praça da Roupa Suja. A atividade segue até a manhã de sábado, 03 de dezembro, no Complexo Esportivo. Na sexta-feira, acontece a Oficina de Sexualidade e Prevenção da Aids, com agentes da Fiocruz, de 13h30 às 17h. A atividade é aberta a todos os interessados! Também aderem à mobilização os pólos do RAP da Saúde nos Complexos da Maré e do Alemão, em Urucânia, no CMS Professor Masao Goto e no Jacarezinho.

Na quinta-feira, 1º de dezembro, o RAP da Saúde estará no prédio Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, para mobilização de funcionários, colaboradores e transeuntes, no pátio do Centro Administrativo São Sebastião (CASS). A ação é promovida em parceria com a Gerência do Programa de DST/Aids do Município do Rio de Janeiro e inclui a montagem de uma barraca para distribuição de materiais informativos, laços vermelhos e preservativos e a apresentação de performances, para chamar a atenção do público.

A mobilização também inclui ato público na Central do Brasil, na quinta e na sexta-feira, com teste rápido para o HIV, aconselhamento e encaminhamento de pacientes e orientação sobre prevenção. A iniciativa é promovida pelas secretarias de Estado de Saúde e de Assistência Social do Rio de Janeiro,  a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), os Fórum de ONGs Aids e ONGs Tuberculose do Rio de Janeiro e a Rede de Comunidades Saudáveis.

No sábado, o CMS Parque Royal, na Ilha do Governador, promove evento para mobilização da comunidade em torno do tema, em parceria com as escolas próximas. Além de atividades sobre prevenção do HIV/Aids, a programação inclui uma gincana, com distribuição da Carteira do Adolescente e de kit de escovação de dentes.

Este ano, a campanha do Ministério da Saúde aborda jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

Camisinha não pode faltar – vídeo do Fórum de ONGs Aids do Rio de Janeiro

Sua unidade de saúde ou instituição participa da luta contra a Aids?
Compartilhe a sua experiência e divulgue a programação de seu evento no dia 1º enviando um email para elosdasaude@gmail.com

>> Baixe o folder das secretarias de Estado e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids
>> Saiba mais sobre HIV/Aids
>> Conheça a história do HIV no Brasil
>> Luta contra o HIV: SUS mantém epidemia de Aids estabilizada no Brasil

7 Respostas to “DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS”

  1. Lucas Pablo 01/12/2011 às 11:23 #

    A atividade que acontererá no Sábado (3/12) na Rocinha, foi realocada para o Complexo esportivo, onde haverá uma mobilização maior e outras atividades.

    Abraço

    Lucas Pablo (RAP da Saúde)

  2. Regina Cosso 01/12/2011 às 13:59 #

    Bora, vamos acabar com essa de “EM MIM NÃO PEGA”´PEGA SIM , E SÓ BRINCAR!!!

  3. Veronica Lima 04/12/2011 às 19:55 #

    Parabéns jovens promotores de saúde!!!! Adorei o evento. Tudo simples e bem informativo com bastante criatividade. Os jovens do Rap Masao Goto fizeram uma interpretação de composição escrita por eles mesmos. ” Precisa usar camisinha sempre…” Escolha a vida, lute contra a AIDS e não esqueça: precisa usar camisinha sempre… camisinha sempre. Muito legal!!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. 1º PRÊMIO CAZUZA DE VÍDEO « Elos da Saúde - 01/12/2011

    […] comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Sociedade Viva Cazuza lança nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o 1º Prêmio Cazuza de […]

  2. FIQUE SABENDO! « Elos da Saúde - 02/12/2011

    […] de Janeiro promove um mutirão neste sábado, 03 de dezembro, como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado dia 1° de dezembro. De 8h às 17h, postos de saúde e clínicas da família de toda a […]

  3. DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS | Africas - 07/12/2011

    […] Elos da Saúde  Powered by Max Banner Ads Compartilhar/Favoritos […]

Deixe um comentário