AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 10 a 16 de agosto

9 ago

logo Unidade de Saude Parceira do PaiVALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE EM SULACAP
Neste sábado, 10 de agosto, o CMS Professor Masao Goto e o RAP da Saúde promovem a Festa de Dia dos Pais, com as oficinas “Colorindo o nosso dia a dia”; “Brincando juntos”; e “Pai também amamenta”. O objetivo é criar espaços de convivência e proporcionar a interação entre pais e filhos, o que é fundamental para a saúde. Na segunda-feira após o Dia dos Pais, 12 de agosto, a Academia Carioca da Saúde promove roda de conversa “Homem e os cuidados com a saúde”, de 8h às 13h30, com um lanche saudável e saboroso. E no sábado, 16 de agosto, a festa de 26  anos do CMS Professor Masao Goto será animada com um debate sobre a importância do autocuidado para a saúde do homem. “Para incentivar o envolvimento dos pais no cuidado de seus filhos, vamos presentear os pais que comparecerem à unidade com o Certificado de Pai Cuidador e Afetivo. Essa ação tem feito bastante sucesso com os pais, que se sentem reconhecidos como essenciais à saúde dos filhos”, convida a assistente social Mônica Guimarães Arruda, que atua no CMS Professor Masao Goto.

Certificado como Unidade de Saúde Parceira do Pai, o Centro Municipal de Saúde Professor Masao Goto participa ativamente do Mês de Valorização da Paternidade. Todos os anos, a unidade de saúde investe em uma decoração especial para sensibilizar usuários e funcionários em torno do tema da paternidade. Painéis alusivos à saúde do homem e ao conceito de pai presente alegram as paredes, ao lado de banners com fotos de pais e filhos que frequentam o espaço. O acervo também conta com a exposição de fotos da coleção “Eu sou Pai”, do Instituto Promundo, no chamado “corredor da afetividade paterna”. A proposta é que, ao contemplar essas peças, usuários que aguardam para ser atendidos possam refletir sobre o papel do pai no cuidado de seus filhos.

FiocruzSÁBADO MANGUINHOS
Amanhã, sábado, dia 10, o Museu da Vida, da Fiocruz, recebe famílias que moram em Manguinhos para um debate lúdico sobre a comunidade, sua situação atual e perspectivas de futuro. A atividade acontece a partir das 11h, na Tenda da Ciência, e a programação conta com esquetes teatrais e a leitura de textos coletivos produzidos a partir de depoimentos de alunos de escolas municipais de Manguinhos. O Museu da Vida disponibilizará ônibus para as famílias que queiram participar do evento. Os ônibus vão sair às 10h, 10h30 e 10h45 do CIEP Presidente Juscelino Kubitschek (Rua Leopoldo Bulhões, 952, Bonsucesso). Outro ônibus sairá ao meio-dia, para quem desejar visitar o Museu da Vida.

rio sem raiva 2013RIO SEM RAIVA 2013
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro inicia neste sábado, 10 de agosto, a campanha Rio Sem Raiva 2013, que imunizará cães e gatos em toda a cidade. Nesta primeira etapa, a ação contempla as seguintes regiões da cidade: Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Teresa, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá e bairros da Zona Sul. Ao todo, mais de mil postos de vacinação estarão à disposição da população, de 8h às17h30, em unidades de saúde, escolas municipais, associações de moradores e comunidades. Confira a relação de postos de vacinação para a primeira etapa da campanha Rio Sem Raiva 2013. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, doença que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Ao levar o animal de estimação para vacinar, é preciso tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. Para mais informações, consulte a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746. A estimativa é vacinar 685 mil animais, imunizando mais de 100 mil nesta primeira etapa.

logo rap da saudeMOSTRA ‘VEM PRA RUA’ NA ROCINHA
A equipe do RAP da Saúde que atua no território da Rocinha promove nesta semana a mostra “Vem pra rua”, que reúne trabalhos audiovisuais sobre os diferentes usos da rua. A atividade acontece no Espaço Jovem, do Adolescentro Paulo Freire, no Centro de Cidadania Rinaldo Delamare (Avenida Niemeyer 776, São Conrado). Na terça-feira, dia 13, serão realizadas atividades para crianças, de 9h às 15h. Na quarta-feira, também de 9h às 15h, a programação conta com a apresentação de fotos e vídeos sobre o tema. E na quinta-feira, dia 15, a mostra exibe o documentário “Quando a casa é a rua”, de Thereza Jossourdun, às 14h.

Conferência Municipal de Direitos Humanos do Rio de Janeiro - Por um Rio de DireitosDIREITOS HUMANOS NO RIO DE JANEIRO
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para a elaboração de seu primeiro Plano Municipal de Direitos Humanos. O desafio tem como horizonte a 1ª Conferencia Municipal de Direitos Humanos – Por um Rio de Direitos, que acontecerá de 06 a 08 de dezembro na cidade. Até lá, governo e sociedade civil debatem, em pré-conferências regionais, os diversos aspectos que envolvem a questão. A próxima pré-conferência regional será realizada dia 13 de agosto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de 12h30 às 17h, contemplando Centro, Zona Sul e Grande Tijuca. O processo de articulação intersetorial que levará à elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos do Rio de Janeiro é organizado pela Coordenadoria Geral de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro. E todas as demais secretarias municipais e parceiros intersetoriais são bem-vindos ao debate. Para participar das sessões, os interessados devem entrar em contato pelos emails planodh.rio@gmail.com; dhsmds@gmail.com ou pelo telefone (21) 2976.2430.

imagesMOBILIDADE URBANA NO CENTRO DO RIO
“Como eu posso transformar a minha cidade?” Este é o mote do debate que será promovido pelo projeto Ciclo Rotas nesta terça-feira, 13 de agosto, às 18h30, na sede do Studio-X Rio, na Praça Tiradentes, nº 48. Participam da atividade Zé Lobo, especialista em promoção do uso de bicicletas e fundador da organização Transporte Ativo; Arlindo Pereira, especialista em cartografia colaborativa; Michelle Chevrand, cineasta e autora da Bike Lovers, série sobre pessoas que adotaram a bicicleta como estilo de vida; e Marcela Kertzman, arquiteta que estuda a revitalização da cidade através de um sistema cicloviário. O debate será moderado pela diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento Brasil (ITDP Brasil), Clarisse Linke. A iniciativa é fruto de uma parceira do Studio-X Rio com o ITDP Brasil e a organização Transporte Ativo, que desde julho de 2012 promovem o mapeamento da demanda de uma malha cicloviária para o Centro do Rio de Janeiro. Mais informações na página do evento no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s