REDE UNIDA NA CÚPULA DOS POVOS

27 jun

Na semana passada, o Rio de Janeiro recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que mobilizou chefes de Estado, gestores públicos, representantes da iniciativa privada e de movimentos sociais em torno do debate sobre a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Paralelamente, a Cúpula dos Povos, montada no Aterro do Flamengo, proporcionou à sociedade civil um espaço para o compartilhamento de ideias e experiências. A Rede Unida participou da iniciativa, com a montagem do Espaço da Promoção da Saúde e a realização de atividades itinerantes.

Promoção da Saúde na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20

Em 8 dias de evento, entre 15 e 22 de junho, milhares de pessoas que passaram pelo Aterro do Flamengo tiveram a oportunidade de participar de atividades sobre saúde e meio ambiente, como oficinas sobre plantas medicinais e alimentação saudável , horta vertical e reciclagem de óleo de cozinha, para fabricação de sabão.Intervenções protagonizadas por draq queens e pela Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde) chamaram atenção do público para a prevenção das violências no namoro e a importância do uso do preservativo.

“Foi muito participar da Cúpula dos Povos e ser tão bem recebido pelo público. Em eventos como esse temos a oportunidade abordar temas como a prevenção das violências no namoro com um grande número de pessoas e, assim, multiplicar a iniciativa”, conta Marcos Paulo, um dos mais de 20 jovens do RAP da Saúde que participaram da Cúpula dos Povos.

Veja o depoimento de Eloy Savaget e William Ferreira sobre promoção da gentileza e prevenção das violências no namoro:

Artistas circenses e educadores em saúde apresentaram esquetes que, de forma leve e divertida, promoveram a reflexão sobre  os relacionamentos e formas de levar a vida. A prevenção e cessação do tabagismo também foi abordada a partir da interface com o meio ambiente, por meio do mote do Dia Mundial Sem Tabaco 2012: “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Para atender a população, profissionais de saúde realizaram a medição de carbono no pulmão por meio de monoxímetro e orientaram as pessoas interessadas em parar de fumar.

No estande da Rede Unida, mensagens do público da Cúpula dos Povos sobre saúde e meio ambiente

A distribuição dos cartões postais da série Colecione Saúde, que percorreu todo o território da Cúpula dos Povos, foi um sucesso entre crianças, jovens, adultos e idosos e entre pessoas de diversas nacionalidades e formações. “Estou encantada com este trabalho, é uma forma criativa e inovadora de trabalhar temas complexos, como a violência”, considera a professora Carolina de Oliveira, que  levou exemplares sobre a cultura da paz para promover atividades na Escola Municipal Presidente Kennedy.

Assista ao depoimento de Geandra Nobre, da Cia Marginal, sobre a participação do RAP da Saúde na Cúpula dos Povos:

Mais vídeos sobre a participação da Rede Unida na Cúpula dos Povos
Mais fotos no Facebook e aproveite para curtir a nossa página!
Veja também: RAP da Saúde participa de ação na Vila Olímpica do Vidigal durante a Rio+20
Anúncios

2 Respostas to “REDE UNIDA NA CÚPULA DOS POVOS”

Trackbacks/Pingbacks

  1. ELOS DA SAÚDE: Retrospectiva 2012 « Elos da Saúde - 28/12/2012

    […] Namoro Saudável – Em 2012, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, comemorado em junho, aproveitou o debate em torno do cuidado com o planeta, proporcionado pela Rio+20, para discutir o cuidado nas relações humanas. Na Cúpula dos Povos, integrantes do RAP da Saúde apresentaram espetáculos de dança, vídeos, distribuíram os postais da saúde, preservativos e conversaram com as pessoas sobre a importância de promover a gentileza e prevenir as violências no namoro. — Confira: Promoção da Saúde na Cúpula dos Povos […]

  2. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL « Elos da Saúde - 22/01/2013

    […] >> Relembre a experiência da Rede Unida na Cúpula dos Povos >> Unidades Promotoras de Saúde são certificadas como Amigas da Nutrição e Alimentação Saudável […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s